A Câmara Municipal de Setúbal ativou o plano de contingência para as vagas de frio no concelho, que inclui a prestação de apoio a pessoas sem-abrigo, tendo em conta a manutenção de temperaturas baixas nos próximos dias.
A avaliação das necessidades de apoio aos sem-abrigo é feita a partir das 19h30 de 24 de janeiro por técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros e da Divisão dos Direitos Sociais da autarquia, bem como da Cáritas Diocesana, na qualidade de coordenadora do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Setúbal.
No terreno, as equipas percorrem vários espaços da cidade onde normalmente pernoitam pessoas sem-abrigo com vista a avaliar a necessidade de prestação de apoio alimentar e de agasalhos ou, eventualmente, de um abrigo provisório.
Em virtude do quadro meteorológico de frio intenso e frio com vento previsto para o território continental, incluindo Setúbal, o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros e a Entidade Concelhia de Saúde recomendam a adoção de medidas especiais de autoproteção por parte da população.
A utilização de vestuário e calçado adequados, com a opção de várias peças de roupa em vez de uma única de tecido grosso, é uma das recomendações. O uso de chapéu ou gorro e de luvas também é aconselhado.
A roupa deve ser mantida seca para se impedir perdas de calor, sendo de evitar a utilização de vestuário demasiado justo ao corpo ou que faça transpirar.
A hidratação também é importante, aconselhando-se o consumo de líquidos e sopas e que se evite a ingestão de bebidas alcoólicas
Nas habitações, há medidas que devem ser tomadas, como a vedação de portas e janelas por onde o ar frio possa entrar.
A temperatura da casa deve ser mantida entre os 18 e os 21 graus. No entanto, o acendimento de lareiras, radiadores e braseiras, assim como de aquecedores, deve ter cuidados especiais devido ao risco de acidentes domésticos.
O Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal alerta também para a necessidade de desligar os sistemas de aquecimento antes de se deitar ou sair de casa.
Em caso de dúvida, deve ser contactada a Linha Saúde 24, pelo número 808 24 24 24.