Realizou-se no passado dia 4 de março, no Auditório da Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, uma palestra sobre as alterações climáticas.
A iniciativa foi realizada em conjunto com a Junta de Freguesia do Sado, Instituto Superior Técnico e Centro de Estudos do Ambiente e do Mar. Engenheiro Abílio Ferreira, moderador da palestra, organizou este momento pela necessidade de se discutir o impacto das alterações climáticas no Rio Sado.
O encontro contou com as intervenções de Luís Custódio (presidente da Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra), Marlene Caetano (presidente da Junta de Freguesia do Sado) e Carla Guerreiro (vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal).
A palestra teve como oradores o Professor Dr. João Miguel Dias, Professor Dr. Ramiro Neves, Professor Dr. João Bordado e Eng. Ana Cristina Falcão, representante do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Marcaram também presença o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), bem como várias empresas e personalidades com ligação ao Sado.
A discussão deste assunto é vital para o desenvolvimento sustentável de Setúbal e torna-se imperativo tomar medidas que permitam atenuar as consequências que as alterações climáticas podem ter no Rio Sado e na vida de todos os que vivem neste território.