A Festa do Moinho de Maré da Mourisca regressou para a sua 21.ª edição.
Após um interregno de dois anos, o movimento associativo das freguesias de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra e do Sado marcou presença na Herdade da Mourisca para celebrar a gastronomia, cultura, artesanato, música, dança e desporto.
Um dos argumentos pelos quais a Festa do Moinho de Maré da Mourisca se distingue das demais são os concursos de gastronomia, licores e doçaria, motivo que leva as coletividades participantes a elaborar refeições de elevada qualidade e que fazem as maravilhas de quem visita a festa.
Este ano, participaram sete instituições naquele que foi o 20.º concurso de gastronomia, o 15.º concurso de doçaria e o 15.º concurso de licores, dos quais destacamos o pódio de cada concurso:
Gastronomia
1º Ensopado de pata roxa à Sadino - Associação Desportiva Cultural Os Veteranos de Santo Ovídio
2º Ensopado de Enguias - Paróquia do Faralhão e Praias do Sado
3º Pataniscas de Choco - União Desportiva e Recreativa das Pontes
Licores
1º Licor de Folha de Figueira - Associação de Solidariedade Social da Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra
2º Licor de Laranja - Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão
3º Licor de Hortelã - União Desportiva e Recreativa das Pontes
Doçaria
1º Bolo do Tacho - União Desportiva e Recreativa das Pontes
2º Pêra bêbeda de Moscatel Roxo - Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão
3º Cheesecake bosque da mourisca - Paróquia do Faralhão e Praias do Sado
A festa contou ainda com expositores de várias coletividades de ambas as freguesias, stands de artesanato e de produtos locais e uma exposição da oferta turística de Setúbal com atividades para as crianças e jovens.
Destacamos também os artistas que atuaram ao longo dos três dias, no primeiro dia com Carina Martins, Sérgio Rossi e os Irmãos Cabanas, sábado com ESTuna, João Pires, Grupo Banza e Hélder Cardoso e, no domingo, as sevilhanas da UDRP, Celina da Piedade e Ana Santos, com o encerramento por Nicole Viviana e David Rosa.
A Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra agradece a todos os fregueses e visitantes desta festa que, de forma bastante cívica, participaram neste convívio há muito aguardado e respeitaram um local que pertence ao Património Natural do Estuário do Sado, preservado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a quem também estendemos este agradecimento.
Agradecemos à Câmara Municipal de Setúbal pelos diversos apoios cedidos para a realização deste evento e um especial agradecimento aos trabalhadores da autarquia e de ambas as juntas de freguesia.
Dirigimos também este agradecimento a todas as coletividades e à sua massa associativa que, de forma voluntária, contribuíram para o sucesso desta festa. Por fim, o nosso agradecimento à Comissão de Festas do Moinho de Maré da Mourisca pelo seu empenho, entrega e dedicação em conseguir que esta festa se conseguisse preparar em tempo recorde.