A Câmara Municipal de Setúbal está a reparar as paredes exteriores do Moinho de Maré da Mourisca, numa intervenção realizada no âmbito da requalificação dos espaços públicos e da Rede Municipal de Equipamentos Culturais e Turísticos.
A intervenção, realizada por administração direta, ou seja, com recurso a meios técnicos e humanos próprios do município de Setúbal, consiste na reparação de rebocos e na pintura das paredes exteriores do Moinho de Maré da Mourisca.
Além de melhorar as condições de instalação e funcionamento do Moinho de Maré, esta intervenção prossegue o processo de requalificação dos espaços públicos do concelho de Setúbal e da Rede Municipal de Equipamentos Culturais e Turísticos.
O Moinho de Maré da Mourisca, localizado na Herdade da Mourisca, é um dos quatro moinhos de maré conhecidos no Estuário do Sado e funcionou durante mais de 250 anos para moagem de cereal e produção de farinha.
Em 2012 é assinado um protocolo de cogestão entre o ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e a Câmara Municipal de Setúbal, ficando ambas as instituições responsáveis pela dinamização do moinho e da área envolvente.
Inserido na Reserva Natural do Estuário do Sado, numa zona de sapal e salinas e rodeado de terrenos antigamente usados para o cultivo de arroz, serviu a comunidade na indústria de moagem de cereais. Uma lápide no interior indica o número 1601, que se presume remontar ao ano da construção.
O Moinho da Mourisca detém um inestimável valor patrimonial no campo da engenharia tradicional, encontrando-se atualmente preservado como centro interpretativo, assegurando o desenvolvimento de atividades compatíveis com o equilíbrio do ecossistema estuarino, a correta exploração dos recursos, a defesa de valores de ordem cultural ou científica.