A Junta de Freguesia tem recebido ocorrências relativamente a focos de lagarta do pinheiro em vários locais da freguesia. Todas estas ocorrências estão a ser encaminhadas para as entidades competentes com a máxima brevidade. Apesar das entidades competentes terem tomado medidas de prevenção no momento devido, esta praga tem vindo a sofrer um aumento e passou a surgir mais cedo no calendário, devido às alterações climáticas.
A aplicação de química nesta altura do ano revela-se ineficaz. A solução passa por identificar os locais onde os ninhos estão presentes e proceder à remoção dos ninhos. Este é um procedimento delicado e moroso porque implica a intervenção de árvore em árvore.
Neste momento, a Junta de Freguesia encontra-se a proceder à identificação dos locais onde esta espécie se encontra. As lagartas do pinheiro encontram-se em pinheiros e cedros e podem ser identificadas pelos seus ninhos de seda nos ramos destas árvores. O contacto com estas lagartas pode causar reações alérgicas e também pode afetar os animais de estimação.
Poderá consultar mais informações em www.inem.pt/2022/02/03/lagarta-do-pinheiro-saiba-o-que-fazer-em-caso-de-contacto.
Em caso de detetar ninhos desta espécie, poderá comunicar a ocorrência através do endereço www.jf-gpag.pt/ocorrencias.